O Governo angolano homenageou nesta terça-feira (30/11) D. Alexandre Cardeal do Nascimento, atribuindo o seu nome ao inaugurado Complexo Hospitalar de Doenças Cárdio-Pulmonares.
Localizada na capital angolana, Luanda, a imponente infra-estrutura está orçada em cerca de 214 milhões, 85 mil e 456,35 dólares norte americanos. O valor inclui construção, reabilitação e apetrechamento da unidade que passou a chamar-se Complexo Hospitalar de Doenças Cárdio-Pulmonares Cardeal D. Alexandre do Nascimento.
Coube ao Presidente da República João Lourenço a inauguração do Complexo, ladeado pelo homenageado, o arcebispo emérito de Luanda e único Cardeal angolano, actualmente com 96 anos de idade.
“Esta unidade tem o nome de um cidadão patriota, dedicado à causa dos angolanos e que passou toda a sua vida a procurar minimizar o sofrimento do ser humano”, realçou o Presidente angolano.
“Humanização e acolhimento que sejam a marca do agora inaugurado Complexo Hospitalar de Doenças Cárdio-Pulmonares, D. Alexandre Cardeal do Nascimento”, este é o desejo do Arcebispo de Luanda, D. Filomeno do Nascimento Vieira Dias, presente no acto inaugural.
A nova estrutura do antigo Sanatório de Luanda conta com mais de 300 camas (contra as anteriores 250), 212 das quais em quartos de isolamento e 88 em enfermarias gerais.